Militante histórico, ex-presidente do PT e atual secretário de Direitos Humanos e Participação Popular do governo, Francisco Gonçalves reagiu à tentativa do pré-candidato do PDT ao governo do Estado, Weverton Rocha em se apropriar, sem autorização, de ícones do partido.
“Existe condição básica para se construir alianças: respeito. Quando um candidato tenta forçar a barra usando e abusando dos ícones de outro partido, só afronta e ofende. Por isso, é bom lembrar: o PT tem direção estadual, pré-candidato e respeito”, observou Chico Gonçalves em sua página no Twitter.
O secretário, um dos responsáveis pelo lançamento da pré-candidatura do secretário de Educação Felipe Camarão ao governo se refere a uma peça publicitária afixada nas traseiras de ônibus com imagem de Lula e do pré-candidato ao PDT e a mensagem: “Lula e Weverton sempre juntos pelo Maranhão e do Brasil”.
A peça é assinada pelo presidente do Diretório Municipal do PT, Honorato Fernandes, que recentemente declarou apoio ao pedetista, sem qualquer comunicação ao Diretório Estadual e feita sob encomenda do senador para dá a impressão de Lula apoia Weverton, o que não é verdade.
Conforme publicação do Blog do jornalista Jorge Vieira, para Chico Gonçalves a tentativa do pedetista se apropriar do maior ícone do partido trata-se de uma forçação de barra, até porque o partidos tem suas instâncias, pré-candidato e não seria essa a melhor maneira de tentar se aproximar do partido.
Em sua página no Twitter, o secretário pré-candidato ao governo do PT, Felipe Camarão retuitou a puxada de orelha que Gonçalves deu no candidato do PDT e no dirigente municipal do partido, que não tem competência e nem poderes para falar pela direção estadual.//Domingos Costa