Assecom / Dep. Daniella Tema
Durante esta terça-feira (19), a deputada estadual Daniella Tema (DEM) teve a rotina parlamentar acompanhada pela menina Emily Karine, que participa das ações da Ong Plan Internacional, em São Luís, através do projeto “Meninas Ocupam”, criado para incentivar meninas a ocuparem espaços de poder.
Para a parlamentar, além do incentivo ao projeto, a parceria realça o interesse da meninas na ocupação de cargos importantes, sejam eles de origem política, econômica ou social. “Este já o segundo ano que fazemos esta parceria com a Ong Plan Internacional. Da primeira vez, recebemos a Jullya e, hoje, recebemos a Emilly, que nos acompanhou durante todo o exercício das atividades parlamentares e viu de perto como é estar nesse espaço que trata do desenvolvimento das políticas públicas voltadas para os maranhenses. Ela também viu que é possível uma mulher sentar em uma cadeira na Assembleia Legislativa do Maranhão e trabalhar num espaço de igualdade e respeito na política”, ressaltou.
ROTINA
Assim que chegou à Assembleia, Emilly foi apresentada a toda equipe do gabinete da deputada. Em seguida, a menina acompanhou Daniella Tema na sessão plenária, ocasião em que a parlamentar subiu à tribuna para destacar o projeto “Meninas Ocupam” e o Projeto de Lei, de sua autoria, que culminou na criação do Dia Estadual da Menina.
No encerramento das atividades no plenário, Emilly gravou um vídeo, no qual falou da sua experiência como “Deputada Por Um Dia”. Depois, para encerrar a agenda com Daniella tema, ela acompanhou a execução das atividades diárias do gabinete.
O PROJETO
“Meninas Ocupam” é uma ação global da Ong Plan International, em que uma menina é incentivada a liderar um espaço político, econômico ou social, desde que a experiência seja significativa e impactante para as meninas e as parcerias envolvidas. Durante um dia ou algumas horas, no mês de outubro, as meninas ocupam a cadeira de uma liderança.
A ação é uma oportunidade para ampliar o poder das meninas e também para mostrar o compromisso de empresas, instituições, veículos e governos em apoiar a igualdade para as meninas, dando espaço para que elas elevem suas vozes. A ocupação encoraja organizações e instituições a ouvir as vozes das meninas, a obter informações e enxergar questões do ponto de vista delas.
Ainda de acordo com a organização, ao promover as ocupações, o movimento favorece a mudança de percepções da sociedade sobre as possibilidades que existem tanto para meninas quanto para mulheres.