NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Hospital Regional de Urgência e Emergência de Presidente Dutra, vem esclarecer sobre o episódio noticiado por alguns meios de comunicação na noite de ontem 14/03/2021, em que o Hospital estaria se recusando a atender um paciente, criança, de 08 anos de idade, da unidade origem - Hospital Municipal de Tuntum.
1- Confiamos na qualificação técnica, no compromisso e responsabilidade dos nossos profissionais das equipes médicas plantonistas;
2- Verificamos que a situação “noticiada” não corrobora com a realidade dos fatos, pois, a transferência da unidade de origem, Hospital de Tuntum, foi realizada como situação de “emergência”, sem a prévia regulação para o Socorrão, onde afirmavam ser, um quadro grave de Covid-19, com severo desconforto respiratório, com necessidade de UTI pediátrica. Se assim fosse, essa unidade hospitalar não dispõe de leito de UTI – pediátrico COVID.
3- Diante da situação, a criança foi admitida pela equipe plantonista e feita a primeira avalição MÉDICA e posterior os exames complementares, dentre esses, TC de tórax, verificou-se que a referida criança está acometida de PNEUMONIA, segue em tratamento, estável, em clínica médica, acompanhada de sua mãe.
4- Portanto, de acordo com os relatórios médicos, não se tratava de um quadro grave de COVID-19, nem tão pouco que necessitasse de atendimento de EMERGÊNCIA ou MAIOR COMPLEXIDADE.
Por fim, reiteramos o nosso compromisso de atender os pacientes como porta aberta na urgência e emergência, e, regulados, dos 16 municípios da Região de Saúde de Presidente Dutra e outras Regiões do Maranhão.
Esse Hospital Regional Estadual, segue firme no propósito de salvar vidas, seguindo os parâmetros e fluxos de atendimentos estabelecidos pela Secretaria de Estado da Saúde /SES e pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares - EMSERH, sobretudo, no enfrentamento da pandemia da COVID-19 a serviço do SUS e da vida!!
Enfª . Kellma Vale Silva
Diretora Geral HRUEPD