Ao Vivo

Fernando Pessoa Fecha A Maioria Das UBS De Tuntum; População Exige A Abertura

 Quem procurar por atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do Município de Tuntum dificilmente encontrará, mesmo nesse momento crítico de pandemia em que vive todo o país. É que sem uma explicação plausível o prefeito Fernando Pessoa (SD) determinou o fechamento de quase todas as unidades, inclusive as do interior, onde a necessidade é maior.



A má notícia ganhou repercussão depois que a deputada Daniella Tema (Republicanos) usou a tribuna para denunciar o episódio, tratando o caso como total falta de compromisso do prefeito Fernando Pessoa com a população, que no momento vem se virando como pode quando precisa de atendimento médico, muitos até se automedicando e tomando outras medidas não aconselháveis.

O caso também já havia sido denunciado na Câmara pelo vereador Alan Noleto (PSB), que na oportunidade interrogou o próprio prefeito sobre a decisão de fechar praticamente todas as unidades de saúde. Sem tanta coerência, Pessoa disse que havia tomado tal atitude para reformá-las. Não satisfeito com a resposta, Alan questionou se não poderia fazer a reforma gradativa, o prefeito só teria afirmado que não, porque todas precisavam de reforma naquele momento, resposta que não convenceu os presentes e nem o próprio vereador.

Conforme vereadores do bloco de oposição, estão aptas a funcionar a maioria das unidades fechadas, já que algumas tiveram suas portas batidas por um minúsculo problema, como a unidade do povoado Serra Grande que está somente com a porta do consultório médico com defeito. Pra se perceber o tamanho do descaso com a população, as unidades dos povoados São Miguel, Marajá e São Bento foram reformadas nos meses de julho à agosto de 2020, ou seja, há menos de um ano, mesmo assim estão fechadas.

Das UBS com necessidade imediata de reforma encontra-se a do povoado Cigana, mas as demais, por mais que careçam de qualquer ajuste, não teriam a necessidade de serem imediatamente fechadas, como fez o prefeito. Parte dos moradores dessas comunidades estão fazendo deslocamento para Tuntum e cidades vizinhas à procura de um simples atendimento, como uma sutura, medir pressão, curativo etc.

Qual o verdadeiro propósito do prefeito Fernando Pessoa com essa atitude, classificada como descabida? Só ele poderá responder, mas o certo é que enquanto as UBS estão fechadas o município vêm economizando um bom dinheiro com a suspensão temporária da contratação de profissionais e até a aquisição de medicamentos. Com a palavra o senhor prefeito…


Blog do Lobão

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads