No último domingo (17) o Governo Bolsonaro enviou sete usinas geradoras de oxigênio hospitalar ao estado do Amazonas. O material vai atender unidades de saúde de Manaus e cidades do interior.
Cinco usinas produzem 13 metros cúbicos por hora, uma produz 17 metros cúbicos por hora e a última produz 22 metros cúbicos por hora. Juntas elas podem atender 100 leitos de UTI. As estruturas contribuirão com o sistema de gases medicinais de cada unidade.
Está previsto, ainda, o envio de outras cinco usinas doadas pelo Hospital Sírio-Libanês. Estas deverão ser encaminhadas as cidades do interior do Amazonas.
Além de viabilizar a distribuição de oxigênio às unidades, o Ministério da Saúde está realizando a transferência de pacientes de Covid-19, em condição estável, para hospitais de outros estados brasileiros que se disponibilizaram a apoiar a força-tarefa de apoio ao Amazonas neste momento.
Nesse momento o objetivo é reduzir a demanda e garantir oxigênio e ocupação de leitos de UTI principalmente pelos pacientes graves. Até agora, 74 pacientes já foram encaminhados a serviços de saúde do Distrito Federal, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão e Pará.