Detentos alegam estarem sendo maltratados e cobram transparência e ação da SEAP contra a Covid-19 nos presídios. Um interno morreu vítima da doença
Vídeos compartilhados em grupos de WhatsApp mostram detentos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no Maranhão, fazendo graves denúncias contra o governo de Flávio Dino (PCdoB), todas relacionadas a maus-tratos, principalmente no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus nos presídios.
Nas gravações, feitas nessa segunda-feira 20, os detentos declamam da gestão de Murilo Andrade, que comanda a SEAP (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária), e reivindicam melhorias em relação às refeições servidas nas unidades, que seriam “estragadas”, além de tratamento médico adequado aos suspeitos de infecção da Covid-19.
“Se os órgãos não tomarem uma atitude diante dessas constituições estabelecidas nesse relatório, estaremos tomando nossas próprias atitudes. Se for necessário, levantaremos a bandeira branca com todas as facções do estado. Se for preciso, daremos prejuízo de bilhões para o Governo do Maranhão. Se vocês nunca viram o poder de todas as facções juntas, agora vocês vão ver. Porque o que tá em jogo é a nossa vida. Não morreremos de braços cruzados, por burrice do governo”, ameaça.
Ainda de acordo com os detentos, diferentemente do que foi divulgado pelo governo, não está havendo pagamento pelas 1 milhão de máscaras confeccionadas por eles para uso no combate ao novo coronavírus.
No Maranhão, mais de 1,3 mil pessoas já foram diagnosticadas com a Covid-19 no estado e 60 morreram, em decorrência da doença. Entre os óbitos, há de um interno de Pedrinhas.
Abaixo, assista aos vídeos:
Tags:
Maranhão